Traduzir página

Por que desistir das coisas para a Quaresma

Algumas pessoas desistem de comer chocolate durante a Quaresma. Por quê?
Algumas pessoas desistem de comer chocolate durante a Quaresma. Por quê?

Quaresma.

Ah. A época do ano em que nós, Cristãos, convenientemente confiamos em nossa fé para nos ajudar a manter nossas dietas!

Embora isso tenha sido uma brincadeira digitada, eu acho que às vezes não levamos a Temporada da Quaresma a sério, especialmente quando se trata de descobrir o que devemos desistir de fazer. Algumas pessoas tratam os 40 dias como um esquema de dieta rápida: sem carboidratos ou sem cafeína ou sem açúcar ou sem chocolate, o que é bom e tudo mais. Não quero ser a polícia da Quaresma e menosprezar o que as pessoas estão desistindo de fazer. É que às vezes dizemos que estamos abrindo mão dessas coisas sem qualquer rima, razão, propósito ou intenção.

Uma vez tive meus alunos do grupo de jovens escrevendo seus nomes na parede e o que eles iam desistir de fazer durante a temporada da Quaresma para nos responsabilizar. Foi então que percebi que nunca expliquei sobre o que era a Temporada da Quaresma nem por que jejuamos algumas  coisas durante esta temporada.

As coisas que meus estudantes estavam desistindo:

  • "Fazendo lição de casa. Qual é o ponto?
  • "Doces e chocolate — A temporada de baile está chegando."
  • "Sendo legal com meus irmãos."

As respostas na parede me insultavam toda vez que eu entrava naquela sala de jovens.


Desistimos das coisas durante a temporada da Quaresma para nos lembrarmos do sofrimento e da dor que sabemos que Jesus experimentará no final da temporada. Também desistimos das coisas para sermos lembrados de nossa dependência de Deus. Cafeína não deve ser a coisa que nos obriga a viver. O amor e a graça de Deus é o que deve nos obrigar a viver e amar. Desistir do café não é trivial. Quando essa dor de cabeça maçante começa a rolar, refletimos sobre nossa mortalidade, nossa fraqueza e nossa dependência do café (são apenas 9h — como já estou tendo uma dor de cabeça de cafeína?) o que deve nos lembrar da misericórdia e graça e presença de Deus.

A quaresma também pode ser entendida como uma espécie de limpeza da casa. Assim como podemos limpar nossa casa em preparação para um convidado, levamos tempo para examinar nossas vidas e limpar nossos corações para nos prepararmos para encontrar o Cristo Ressuscitado na Páscoa. Então limpamos as coisas que dificultam nossas relações com Deus e com os outros.

O principal objetivo de "desistir" das coisas na Quaresma é nos aproximar de Deus; para priorizar Deus; para colocar Deus no centro de nossas mentes e vidas; para fazer de Deus o ponto focal.

Então, se você está pensando em desistir do chocolate - faça isso! Mas também se pergunte "como isso me aproximará de Deus?" Uma maneira de te aproximar de Deus é que toda vez que você começa a desejar chocolate, você toma isso como um tempo para estar em oração; para confessar sua fraqueza, para confessar sua necessidade de graça de Deus, para ser lembrado que Deus está com você e que Deus sempre esteve com você.

Que esta temporada de Quaresma te aproxime cada vez mais de Deus.

O Reverendo Joseph Yoo é da costa-oeste e vive em Houston, Texas, com sua esposa e filho. Ele serve na Igreja Mosaico em Houston. Encontre mais de suas redações em josephyoo.com

Comunicações Metodistas Unidas é uma agência da Igreja Metodista Unida

©2024 Comunicações Metodistas Unidas. Todos os direitos reservados